quarta-feira, 10 de março de 2021

Dear John

(Essa notícia tem efeito amendobobo para certas pessoas)

A psicóloga de Asa, Valéria, entendendo que o garoto não queria se abrir com ela, pediu para que ele escrevesse uma carta para si mesmo sobre os aprendizados que teve ou sobre o que o incomodava, trazendo conforto para si. Ela prometeu que não leria nada e que a carta seria queimada no final. Ela o incentivou, dizendo que o exercício talvez o fizesse se sentir melhor. Sua única exigência foi que ele começasse a carta com "Querido Asa" e terminasse com a frase "Com amor, Asa".

Querido Asa,
O grande processo para se tornar um homem é saber quando nós não estamos nem perto de nos tornarmos um. E está tudo bem.

Querido Asa,
Pessoas boas as vezes são cretinas, o que não significa que elas sejam ruins. As vezes elas tomam atitudes erradas tentando acertar.

Querido Asa,
Você disse que é imaturo, mas você não é imaturo. Só você sabe que não é imaturo. Ninguém jamais saberá que você não é imaturo. Talvez infantil. Imaturo, jamais. Na verdade nem infantil porque

Querida Mel,
Me desculpa. Eu não sabia que as coisas seriam assim. Estou enfrentando as consequências dos meus atos que resultaram em consequências para outras pessoas, mas não há alguém que eu ligue mais no momento do que você. Se depender de mim seus pais nunca serão separados. 
 
Querido Asa,
Quanto drama. Vão se f**er todos! 

Querida Emma,
Você acredita em urucubaca? 

Querida Emma,
Me desculpa. Você me assusta quando ta brava, porque você nunca ta brava. 

Querida Emma,
Não é você, sou eu. O processo de estar com você, de ter cada vez mais pessoas me conhecendo e falando de mim foi estressante. Literalmente todo mundo mais do que nunca decidiu me chamar de criança, coisa que eu sempre odiei. Na minha sala eu sei que foi por inveja, mas os outros? Eu não sei. 
Só que a palavra criança não me incomoda mais. Sabe por que? Porque
1) eu nunca f 

Querido Asa,
Por que você não nasceu normal? Daí você não precisaria fazer exercícios de psicologa. Você não tem culpa se as pessoas são dramát 

Querido Asa,
Não leve os outros a sério. Não leve os outros a sério. Não cobre dos outros nada. Cobre de si mesmo. E daí? É a intenção que vale. 

Querido Asa,
Fique em paz com o seu tempo. Fug

Asa parou de escrever incomodado com tudo. A verdade é que, desde o começo, ele sabia o que queria escrever. Ele respirou fundo, prometeu a si mesmo que chegaria até o fim com aquilo e começou:

Querido Stefan,
Eu te entendi. Eu juro que te entendi. Eu entendi os seus gritos. Eu entendi a sua dor. Eu entendi a sua vergonha. Eu queria gritar também. Eu queria não compactuar com aquilo. Eu queria pedir para que parassem de rir. Eu só quis... porque fazer eu não fiz. Uma pessoa nunca deveria ser forçada a fazer algo que não quer. Uma pessoa nunca deveria duvidar do que é por causa de infelizes que decidem mexer com a nossa cabeça. Não se defina por isso. Respire. Vai passar. Mas a verdade é que eu não consigo me esquecer do seu rosto e dos seus gritos. Nem dos comentários. Mas você é um homem. Um homem que eu jamais fui. Você vai superar, porque eu também superei. Será que ninguém entendeu o que aquilo era? Será que isso é um drama meu? Mas ainda assim, qual é a graça de rir de alguém gritando de desespero? Qual é a graça de ver pessoas se sentindo desconfortaveis? Ninguém te entendeu, mas eu entendi. Eu perdi minha virgindade final lá, com uma garota nada a ver que disse que eu era ruim. Todas as garotas disseram que eu era ruim. E eu acho que eu fui ruim mesmo, porque eu fiz da mesma maneira, do mesmo jeito. Eu não poderia ter feito de outra maneira algo que eu fui obrigado. Não foi igual, mas eu fui obrigado. E eu me senti menos pior do que antes porque eu não era você. E você passou por algo muito pior. Diferente também, porque no seu caso ninguém queria estar lá. Todo mundo fez algo que não quis. Os risos acho que eram de nervoso. Acho que muita gente não dormiu pensativa. Eu queria ter me sentindo não tão mal, mas me lembrou. Aquilo me lembrou. Você me lembrou.
As vezes ser homem é saber que você não está preparado e que você não é homem ainda. É escutar os outros e não apressar nada. E daí que os outros são assim e assado? Você não é os outros. Você é você. Nem sempre o timing é dos melhores mas se a sua vida se encaminhou desse jeito, se foi preciso um pouco mais de tempo pra entender, por que não aceitar? A vida tem uma ordem cronológica e elas afetam nossa visão de mundo. Infelizmente os momentos crussiais as vezes só vem depois. Eu só não queria ter afetado as relações dos outros. Com as minhas eu lido porque eu sei lidar com coisas mas os outros... O horizonte parece feio, eu não tenho fé nas pessoas, mas eu queria ter fé em você ou na ideia que eu tive de você. Eu te entendo porque não é por mal. É por amor. O problema é que você é ruim.
Com amor,
Asa

Nenhum comentário:

Postar um comentário